Percepção visual

A percepção visual (às vezes chamada de processamento visual ou processamento de informação visual) é um conjunto de habilidades que "fornecem ao observador informações sobre objetos, eventos e o arranjo espacial no qual ele ou ela deve pensar e agir" (Kellman e Arterberry, 2006, pág. 14). É um processo direcionado a objetivos que envolve a capacidade de atender e identificar características visuais importantes no ambiente; integrar informação visual com outros sistemas sensoriais; e interpretar e dar sentido às informações para se relacionar com o meio ambiente. Portanto, a percepção visual se desenvolve dentro de um sistema complexo que envolve também processos atencionais, outros sistemas sensoriais, experiências anteriores, motivação e fatores cognitivos (Coté, 2015; Scheiman, 2011; Schneck, 2010; Schneider & McGrew, 2012).

O Teste de Habilidades de Percepção Visual, é uma avaliação individual para pessoas de 5 à 21 anos. O teste destina-se a ser utilizado por optometristas. Fornece uma visão geral do conhecimento atual da percepção visual baseada na funcionalidade, analisa como algumas condições de desenvolvimento e aprendizagem podem afetar as habilidades perceptivo-visuais.


A avaliação do processamento de informação visual, aborda especificamente a percepção visual e inclui três conjuntos de habilidades: 


As habilidades viso-espaciais envolvem a capacidade de “fazer julgamentos sobre a localização de objetos no espaço visual em referência a outros objetos e ao próprio corpo do indivíduo”. As habilidades viso-espaciais incluem consciência direcional (como esquerda-direita e frente-trás) de si mesmo e dos objetos no espaço tridimensional. 

As habilidades motoras visuais envolvem a integração de informações visuais e coordenação motora fina e são normalmente avaliadas por meio de tarefas de cópia de desenhos. 

A habilidade de análise visual envolve "a capacidade da criança de estar ciente das características distintivas das formas visuais, incluindo forma, tamanho, cor e orientação". Neste modelo,  a análise visual inclui quatro tipos de componentes: 

-Discriminação visual – a capacidade de discriminar as características dominantes dos objetos.

- Figura fundo – capacidade de identificar um objeto ou características particulares de uma imagem dentro de um fundo complexo.

- Fechamento visual: capacidade de identificar uma forma ou imagem quando apenas alguns detalhes ou parte da imagem estão presentes

- Memória visual e visualização: “a capacidade de reconhecer e lembrar informações apresentadas visualmente”


A indicação do teste são para pessoas com dificuldades de aprendizagem, ou que nasceram prematuramente, outras indicações: paralisia cerebral, distúrbio de coordenação do desenvolvimento

Os déficits de percepção visual são comuns em uma variedade de condições de desenvolvimento, neurológicas e de aprendizagem. As habilidades de percepção visual influenciam os resultados funcionais e acadêmicos, e a importância da identificação precoce de desafios de percepção visual é cada vez mais reconhecida.

Habilidades Oculomotoras

As habilidades oculomotoras são as habilidades que permitem que os olhos se movam de forma coordenada e precisa para perceber e processar informações visuais. As dificuldades nas habilidades oculomotoras podem resultar em sintomas como fadiga ocular, visão turva, dores de cabeça, dificuldade de leitura e de atenção visual, entre outros. A terapia visual pode ajudar a desenvolver e melhorar as habilidades oculomotoras, proporcionando uma visão mais confortável e eficiente.

Visão Binocular

A visão binocular é a habilidade do nosso cérebro de unir as imagens vistas por cada um dos nossos olhos, formando uma única imagem tridimensional. Isso acontece porque cada olho vê o mundo de um ligeiro ângulo diferente e o cérebro combina essas duas imagens para criar uma única imagem mais nítida e detalhada.

Essa habilidade é importante porque nos permite perceber a profundidade e a distância dos objetos em nosso ambiente. Quando usamos ambos os olhos juntos, podemos perceber a diferença de profundidade entre objetos que estão próximos ou distantes, permitindo que nos movamos com segurança pelo ambiente.

A visão binocular também ajuda a manter os olhos alinhados e a evitar a visão dupla. Se um dos olhos não estiver funcionando corretamente, pode haver uma perda da visão binocular, o que pode causar visão dupla, falta de profundidade e outros problemas de visão.

Exercícios Visuais

Os exercícios visuais são uma série de atividades que visam melhorar a capacidade visual e fortalecer as habilidades oculares. Eles podem ajudar a aliviar os sintomas de problemas visuais, como estrabismo, ambliopia, dificuldades de leitura, fadiga ocular, entre outros.

Os exercícios visuais trabalham para melhorar a coordenação motora ocular, a percepção visual, a capacidade de rastreamento e a habilidade de focalização. Alguns dos exercícios visuais comuns incluem rastreamento visual, leitura em movimento, jogos de memória visual, exercícios de percepção de profundidade e exercícios de fusão estereoscópica, entre outros.

Os exercícios visuais são personalizados de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. Com base nos resultados obtidos na avaliação visual, os exercícios são direcionados para melhorar a função e percepção visual necessária do indivíduo.

Fonte: American Optometric Association 

Caminho holístico da visão

4 pilares da visão

1- Postura e equilíbrio (processo gravitacional)

2- Processo de situação de saber onde está cada coisa

3- Processo de identificação de saber o que é cada coisa

4- Processo da fala-audição: poder descrever coisas que se vêem diretamente e também conceitos no que se pensa indiretamente.