O que é miopia?

A miopia é um distúrbio visual que afeta a capacidade de enxergar objetos à distância. Na miopia, a imagem do objeto é focada à frente da retina, em vez de ser focada diretamente sobre ela. Isso ocorre quando o globo ocular é muito alongado ou a curvatura da córnea é muito acentuada. Além disso, outro fator que pode causar a miopia é a acomodação excessiva do cristalino.

Portanto, na miopia, a pessoa pode ter dificuldade para ver objetos que estão longe, enquanto objetos próximos podem ser vistos com clareza. A miopia é comum e pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

O que é hipermetropia?

Os sintomas mais comuns dos hipermétropes é a dificuldade de foco para atividades de perto. Geralmente os hipermétropes sentem cansaço, dores de cabeça, dispersão na leitura, fadiga ocular quando são submetidos em tarefas para perto por muito tempo. Preferindo atividades de longe. Crianças com hipermetropia são consideradas preguiçosas, hiperativas ou com déficit de atenção, por não manter o foco para perto.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é uma diferença de curvatura que apresenta na córnea, gerando dois focos diferentes. Os sintomas mais comuns são: dores de cabeça em dias ensolarados ou trabalhos que exigem a visão, letras ficam sombreadas (tanto para longe e perto), ofuscamento na presença de  luz e farol de carros, é comum coçar os olhos frequentemente.

O que é presbiopia?

A presbiopia é causado pela perda da elasticidade do cristalino, geralmente ocorre após os 40 anos. A visão para trabalhos próximos fica cansativo, isso acontece porque o cristalino não consegue mais focalizar. Os sintomas mais comuns são: sensação de areia nos olhos, ardência, dores de cabeça após atividades de perto, necessita de luz para ler, estica os braços para ler.

O que é ambliopia?

A ambliopia, também conhecida como "olho preguiçoso", é uma desordem neurológica visual que pode ocorrer quando há perda de acuidade visual em um ou ambos os olhos. A condição é causada por uma interferência no desenvolvimento das vias visuais, que pode ser provocada por diferentes fatores, como estrabismo, anisometropia, catarata, ptose e outras patologias.

Existem duas formas de classificar a ambliopia. Na ambliopia funcional, a estrutura do olho encontra-se intacta, e a condição pode ser reversível com a terapia visual adequada. A terapia visual tem como objetivo melhorar a estereopsia (visão 3D) e a acuidade visual, resgatando a visão do olho afetado. Já na ambliopia orgânica, a perda da visão é irreversível devido à presença de uma patologia ocular que comprometeu a estrutura do olho. Exemplos de patologias que podem causar ambliopia orgânica incluem degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética, descolamento de retina, glaucoma e catarata.

É importante que a ambliopia seja identificada precocemente para que o tratamento possa ser iniciado o mais cedo possível. O diagnóstico geralmente é feito em exames oftalmológicos de rotina, como o teste de acuidade visual. O tratamento depende da causa subjacente da ambliopia e pode incluir o uso de óculos ou lentes de contato, exercícios de terapia visual, uso de tampões para cobrir o olho bom e outras abordagens terapêuticas específicas para cada caso.

Tenho um filho com estrabismo, o que devo fazer?

O estabismo deve ser tratado o mais rápido possível, porque na infância ocorre a neuroplasticidade. Com terapia visual adequada é possível realinhar os olhos de forma não cirurgica. O plano de exercício é desenvolvido de acordo com as necessidades da criança. Exercícios de terapia visual são feitos no consultório e exercícios domiciliares.